Luanda – Angola, com uma delegação das Forças Armadas Angolanas (FAA), participa na reunião das Forças Armadas dos Estados Unidos da América para a África (AFRICOM), em Roma (Itália).
No encontro, que decorre de 2 a 4 deste mês, em Roma, Itália, a delegação angolana é liderada pelo chefe do Estado-Maior General das Forças armadas angolanas, general de exército Egídio de Sousa Santos.
O AFRICOM é um dos seis comandos militares geográficos do Departamento (Ministério) de Defesa dos EUA para a África.
Foi criado em 2007 pelo antigo Presidente George W. Bush, como parte dos seus esforços globais de combate ao terrorismo, a partir da directriz oficial de promover “soluções africanas para problemas africanos”.
O comando é responsável pela coordenação e implementação das políticas americanas no continente africano em termos de defesa e segurança, focando-se na prevenção e combate ao terrorismo, através do fortalecimento dos exércitos dos países parceiros na região.
À margem da reunião, os membros da delegação angolana foram recebidos esta quinta-feira pela embaixadora de Angola na Itália, Maria de Fátima Jardim.