Adis Abeba (Dos enviados especiais) – A primeira-dama de Angola, Ana Dias Lourenço, está entre as participantes na 28.ª sessão ordinária da Assembleia-Geral da Organização das Primeiras-Damas Africanas para o Desenvolvimento (OPDAD), aberta este sábado, em Adis Abeba, na Etiópia.
O encontro, que encerra este domingo, decorre à margem da 37.ª cimeira da União Africana (UA) sob o lema “Eduque-a e transforme África, melhorando o acesso à saúde e à educação para as mulheres e meninas africanas do século 21”.
Na sua abertura, a sessão presidida pela vice-presidente da OPDAD e primeira-dama da República Democrática do Congo (RDC), Denise Nyakeru Tshisekedi, observou um minuto de silêncio em homenagem ao falecido chefe de Estado da Namíbia, Hage Geingob, cuja esposa foi presidente da organização até à sua morte, em 4 de Fevereiro de 2024.
Para este domingo, estão reservadas sessões técnicas e apresentações de documentos de posicionamentos sobre campanha #Somos Iguais, entre outras questões.
As primeiras-damas também participaram na sessão de abertura da 37.ª ordinária da cimeira da UA, juntamente com os Presidentes dos Estados-membros.
A OPDAD visa reforçar a colaboração entre os seus membros para promover a integração e o crescimento de África.
Originalmente formada como Organização das Primeiras- Damas Africanas contra o HIV/Sida, a OPDAD é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 2002 por 37 primeiras-damas africanas.
A primeira-dama de Angola está, em Adis Abeba, desde sexta-feira, a acompanhar o Presidente João Lourenço, que participa na 37.ª cimeira da UA, também a decorrer de 17 a 18 de Fevereiro, na capital etíope. IZ/VIC