Luanda - Angola mediou, esta quinta-feira (21), em Luanda, um encontro de alto nível entre delegações do Rwanda e da República Democrática do Congo (RDC) para analisar a questão de segurança e da paz no leste deste país da região austral do continente.
As delegações foram chefiadas por Christophe Pen’Apala, vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros da RDC, e Vincent Biruta, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional do Rwanda, sob facilitação de Angola, representada por uma delegação liderada pelo ministro das Relações Exteriores,Téte António.
De acordo com uma nota de imprensa, a reunião ministerial decorreu num ambiente cordial, ameno e sereno, marcado por um optimismo para o alcance de uma paz duradoura, tendo, na ocasião, os ministros acordado na realização de um segundo encontro, a nível ministerial, dentro de dias, na capital angolana.
O encontro visou relançar as bases de diálogo construtivo e o processo de paz, estabilidade e segurança na República Democrática do Congo, em conformidade com a decisão tomada nos encontros mantidos, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, com os seus homólogos da RDC e do Rwanda, respectivamente, Félix Tshisekedi e Paul Kagame.
Vários grupos armados locais e estrangeiros operam no leste da RDC, com destaque para o Movimento 23 de Março (M23). que alegadamente recebe apoio das autoridades rwandesas.
Constituído principalmente por pessoas de etnia tutsi, o M23 afirma estar a lutar para defender os tutsis congoleses da discriminação e de "grupos extremistas" como as Forças Democráticas para a Libertação do Rwanda (FDLR), uma milícia rebelde de etnia hutu. VIC