Luanda - A embaixadora de Angola na Áustria, Maria Godingo, participou, na última quarta-feira, na cerimónia dos Prémios Kofi Annan para Inovação em África (KAAIA), que este ano contou com mais de 800 candidaturas.
De acordo com uma nota de imprensa enviada esta sexta-feira à ANGOP, o evento, que teve lugar no Centro de Conferências Hofburg, na capital austríaca, teve como tema este ano “Fome Zero”. Das 800 candidaturas recepcionadas apenas nove foram apuradas para a fase final.
O KAAIA (Kofi Annan African Innovation Awards) é um prémio cujos temas estão sempre relacionados com a agenda 2030 e os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A sua organização está partilhada entre a Chancelaria Federal da República da Áustria, Fundação Kofi Annan, United Nations World Food Program e Agência para o desenvolvimento da Áustria (Austrian Development Agency).
O objectivo do KAAIA é premiar start-ups ou empreendedores africanos que utilizam a inovação para o desenvolvimento de soluções com impacto económico e social.
As três start-ups premiadas em 2024 foram a Chip Chip (Etiópia), Fresh Networks (Quénia) e Amini (Quénia).
Marcaram igualmente presença no evento, a embaixadora da Áustria em Angola,Romana Königsbrun, com residência baseada em Pretória (África do Sul), do cônsul honorário da Áustria em Angola, Benjamim M’Bakassy, o Chairman da Fundação Kofi Annan, Elhadj As Sy, a ministra federal austríaca Karoline Edtstadler, entre outras entidades.
O dia da Áustria é celebrado a 26 de Outubro e, este ano, está a ser preparado um evento para a comemoração da data na capital angolana.
Kofi Annan foi um diplomata ghanês. Foi entre 01 de Janeiro de 1997 a 31 de Dezembro de 2006, o sétimo Secretário Geral das Nações Unidas, tendo sido laureado com o Nobel da Paz em 2001. DC/ART