Brasília (Dos enviados especiais) - O Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, toma posse, neste domingo, na presença de delegações de mais de 60 países, incluindo a de Angola, representada pelo Chefe de Estado, João Lourenço.
O programa oficial, a que a ANGOP teve acesso, refere que a cerimónia terá o tradicional desfile automóvel do Presidente eleito na Esplanada dos Ministérios.
O documento adianta que o acto será marcado por três momentos. O primeiro no Congresso Nacional (Parlamento). O segundo no Palácio Presidencial (Palácio do Planalto) e o terceiro na sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros (Itamaraty).
Contrariamente ao habitual, a passagem da faixa presidencial a Lula da Silva será feita por uma autoridade a anunciar, uma vez que o ex-presidente, Jair Bolsonaro, encontra-se nos Estados Unidos da América.
Quanto à composição do novo governo, deverá contar com 37 ministérios. Onze dos departamentos ministeriais serão liderados por mulheres, cinco por pessoas de raça negra e um por indígena.
Questões de segurança
No quadro da posse do novo Chefe de Estado do Brasil, as autoridades do país reforçaram a segurança, entre outros locais, na Esplanada dos Ministérios e nas principais vias rodoviárias.
O sistema de segurança, para a cerimónia que contará com a presença de 300 mil pessoas, inclui meios aéreos e terrestres.