Luanda - O ministro das Relações Exteriores , Téte António, manifestou, esta segunda-feira, ao embaixador da RDC em Angola, Kalala Constantin, o desagrado de Angola pelo tratamento inapropriado que têm sido alvo os camionistas angolanos naquele país.
O chefe da diplomacia angolana expressou igualmente o desagrado à posição unilateral das autoridades congolesas sobre a proibição da circulação dos camionistas angolanos no território congolês com destino à província de Cabinda.
Durante um encontro, Téte António abordou com o diplomata congolês os várias problemas que os caminonistas angolanos enfrentam dentro do território nacional da República Democrática do Congo.
A reunião surge na sequência do acompanhamento da situação que vivem os camionistas angolanos na província do Congo Central e em Kinshasa, onde é reportada a situação da violação dos seus direitos.
Para o ministro Téte António, é necessário que as autoridades congolesas tomem medidas apropriadas para pôr cobro a essa situação e resolver os diferendos pelos mecanismos existentes, o respeito dos instrumentos jurídicos assinados entre os dois países, incluindo as disposições constantes do Acordo em matéria de transportes rodoviários.
A cooperação bilateral entre Angola e a RDC, países que partilham uma vasta fronteira terrestre, marítima e fluvial, tem o seu quadro jurídico assente no Acordo Geral de Cooperação Económica, Científico e Cultural, assinado em 1978.FMA/ART