Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola faz progressos na promoção da igualdade de género

     Política              
  • Luanda • Segunda, 24 Fevereiro de 2025 | 18h37
Secretaria de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça
Secretaria de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça
DR

Luanda – Angola fez progressos significativos na promoção da igualdade de género desde a última avaliação da Declaração de Beijing e da Plataforma de Acção, confirmou esta segunda-feira, em Genebra, Suíça, a secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça.

Ao intervir no painel de alto-nível da 58.ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos (CDH) da ONU, sob o lema "Trigésimo aniversário da Declaração de Beijing e da Plataforma de Acção", a diplomata reafirmou o alinhamento de Angola à posição comum africana em matéria de Direitos Humanos, que definiu as prioridades do continente para o próximo ciclo de implementação dos referidos documentos.

A título de exemplo, referiu que, pela primeira vez, Angola tem mulheres a ocupar cargos públicos de grande relevância, nomeadamente a Vice-presidência da República, a presidência da Assembleia Nacional, o Tribunal Constitucional e a  Provedoria de Justiça.

A secretária de Estado considerou que, apesar dos avanços, Angola reitera o compromisso com a Declaração e o Programa de Acção de Pequim e sauda o papel incontornável da ONU Mulheres, na definição e integração do género na implementação da Agenda 2030 das Nações Unidas.

A sessão de abertura, decorreu na manhã desta segunda-feira e contou com a participação de mais de 100 representantes de Estados-Membros da ONU, na presença de altos dignitários designadamente, Jürg Lauber, presidente do Conselho de Direitos Humanos, Philemon Yang, presidente da Assembleia Geral, António Guterres, secretário-geral da ONU, Volker Türk, alto-Comissário para os Direitos Humanos e o Chefe do Departamento Federal dos Negócios Estrangeiros da Confederação Suíça, na qualidade de representante do país anfitrião.

Sobre o Conselho de Direitos Humanos da ONU

O CDH, criado em 2006, é um dos órgãos subsidiários das Nações Unidas. Presta contas a todos os Estados-membros da ONU. Tem um grupo de 47 países eleitos, escolhidos segundo a distribuição geográfica do mundo, que cumprem mandatos de três anos no Conselho e cada país pode ser eleito apenas por dois anos consecutivos.

A principal actuação do Conselho é julgar processos de condutas que violem os direitos básicos exercidos em qualquer território do mundo. O órgão actua sobre as premissas do Direito Internacional, ou seja, age a partir de normativas instituídas pelas Nações Unidas e aderidas pela maioria dos países.ART





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Brent abre negociação em bolsa a 74,26 dólares

 Terça, 25 Fevereiro de 2025 | 09h11

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+