Luanda - Angola procedeu esta segunda-feira, em Luanda, à entrega oficial do Croquis de Localização do Lote Urbano, destinado à construção da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos (EAU) no país.
De acordo com uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, entregou o referido documento técnico e cartográfico, ao embaixador dos EAU em Angola, Salem Al Khamis Obeid, a directora-geral do Protocolo do Estado, Isabel de Castro.
O lote, localizado na Fase I do Futungo de Belas (município de Belas), possui uma área de quatro mil, trezentos e dez metros quadrados e foi identificado pelo governo angolano como o local ideal para a nova instalação da embaixada daquele país, que actualmente funciona em outra zona.
Este gesto, refere a nota, simboliza o empenho em reforçar os laços de amizade e de cooperação entre os dois países, estando prevista a assinatura de um acordo de reciprocidade no domínio da concessão de terrenos.
O acto de entrega e recepção do Croquis de Localização foi testemunhado pelos directores para África, Médio Oriente e Organizações Regionais, Jorge Cardoso, e para Cooperação Internacional, Carlos Sardinha, ambos do Ministério das Relações Exteriores.
As relações diplomáticas entre Angola e os Emirados Árabes Unidos foram estabelecidas a 11 de Dezembro de 1997 e têm registado uma trajectória ascendente, caracterizada por uma cooperação bilateral diversificada e pelo intercâmbio de visitas oficiais de alto nível.
Na relação entre os dois Estados, destaca-se a implementação de vários projectos, à luz dos quais um crescente número de empresários dos EAU investe em várias áreas da economia angolana, como a agricultura, indústria, energias renováveis e infra-estruturas, sectores eleitos como prioritários pelo Executivo.
Regista-se também o aumento do número de angolanos que se deslocam aos Emirados Árabes Unidos com o intuito de explorar oportunidades de negócios e investimentos, numa troca mutuamente vantajosa que promove o intercâmbio cultural e económico entre as duas nações. FMA/VIC