Luanda -Angola está empenhada na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com o intuito de atingir os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), afirmou, quinta-feira, o Representante Permanente de Angola junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, Francisco da Cruz.
De acordo com diplomata, que falava no Fórum Político de Alto Nível do Conselho Económico e Social da ONU realizado sob o tema “Ganhar impulso para a Cimeira dos ODS de 2023: Transformação para acelerar a implementação dos ODS”, o Governo angolano dispõe de dois principais instrumentos de política de desenvolvimento, nomeadamente a Estratégia de Longo Prazo Angola 2050 e o Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN).
Os dois reúnem o conjunto de programas, projectos e actividades para promover o desenvolvimento do país em linha com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2063 da União Africana.
Durante a sua intervenção, Francisco da Cruz realçou ainda que Angola está a mudar o seu paradigma de desenvolvimento, procurando parcerias sólidas com o sector privado e a sociedade civil, bem como parceiros de desenvolvimento internacionais para implementar o seu Plano Nacional de Desenvolvimento.
Francisco da Cruz asseverou que o país está a definir as prioridades para o próximo Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 assente no impacto social, económico e ambiental sustentável.
Este novo Plano, segundo o diplomata, pretende ser uma resposta integrada aos ODS assentes em três pilares de desenvolvimento, nomeadamente: Capital Humano, Infra-estrutura e Diversificação Económica.
Na ocasião o embaixador Francisco da Cruz apontou os principais desafios de curto e médio prazo do Governo de Angola para a implementação dos ODS, tais como a necessidade de manter a macroeconomia sob controlo do poder de compra da moeda nacional, apoiando a recuperação económica e os programas sociais de combate à pobreza e ao desemprego, agravados pela crise sanitária da COVID-19 e pelo impacto das alterações climáticas.
Na óptica de Francisco da Cruz, é imperativo continuar a fortalecer a parceria de longa data entre as Nações Unidas e África, para enfrentar esses desafios, inclusive por meio de um melhor alinhamento do sistema de apoio da ONU à União Africana e das Comunidades Económicas Regionais com as prioridades do continente em todas as questões relacionadas ao nexo com a governança e o desenvolvimento da paz.
O Fórum Político de Alto Nível é a plataforma central das Nações Unidas para o acompanhamento e revisão da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nível global. FMA/VM