Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola e Zâmbia reforçam cooperação parlamentar  

     Política              
  • Luanda • Quarta, 10 Maio de 2023 | 15h51
Reunião de trabalho entre delegações parlamentares de Angola e Zâmbia
Reunião de trabalho entre delegações parlamentares de Angola e Zâmbia
Pedro Parente-ANGOP

Luanda - As presidentes dos parlamentos de Angola e da Zâmbia, Carolina Cerqueira e Nelly Butete Mutti, expressaram, esta quarta-feira, em Luanda, o compromisso de reforçar as relações de cooperação e de amizade entre os órgãos legislativos dos dois países.

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, enfatizou a disponibilidade para trabalhar na definição de uma nova estratégia de reforço da cooperação interparlamentar com a Zâmbia para, ainda no decorrer deste ano, criar o Grupo de Amizade Parlamentar Angola e Zâmbia.

Carolina Cerqueira discursava na abertura dos trabalhos entre as delegações dos dois países, por ocasião da visita da sua homóloga zambiana a Angola, Nelly Butete Kashumba Mutti.

Considerou o parlamento zambiano como um parceiro estratégico em vários domínios, salientando a necessidade de manter firme este processo de aproximação e de consolidação da institucionalização de um Acordo-Quadro de cooperação parlamentar, que vai impulsionar a dinamização do Grupo Parlamentar de Amizade.

Manifestou, na ocasião, a necessidade de os dois parlamentos desenvolverem esforços conjuntos para apoiar a consolidação da paz, estabilidade e segurança dos países da região da SADC e a criação de um quadro jurídico legal que vise consolidar, cada vez mais, os direitos fundamentais dos cidadãos.

A líder do parlamento angolano manifestou a vontade de se proporcionar, por via diplomática parlamentar, um ambiente favorável a um aumento de investimento da economia "dos dois países irmãos ligados por laços de consanguinidade e a partilha de uma vasta fronteira territorial e de uma cultura vasta e rica na diversidade".

Carolina Cerqueira disse estar optimista que as trocas de experiência e as vantagens mútuas que irão retirar desta cooperação estratégica irão contribuir fortemente não apenas para aprimorar os mecanismos diplomáticos de concertação, mas também no alinhamento para as respostas aos problemas actuais da região e do mundo.

Considerou a paz, o fim dos conflitos armados, a estabilidade e a segurança como premissas indispensáveis para o progresso e bem-estar das populações, agenda que os parlamentos têm vindo a acompanhar através de uma intensa diplomacia parlamentar e promoção da paz.

Por seu turno, a homóloga zambiana elogiou as relações cordiais entre os dois parlamentos, para quem depois deste encontro, irão efectuar-se visitas de intercâmbio ao nível parlamentar através dos comités e dos funcionários.

Zâmbia elogia combate à corrupção 

A presidente do Parlamento da Zâmbia, Nelly Butete Kashumba Mutti, elogiou, na ocasião, a luta contra a corrupção em Angola travada pelo Governo liderado pelo Presidente João Lourenço.

"A Zâmbia toma boa nota e reconhece que há uma luta contra a corrupção, que é liderada pelo Presidente João Lourenço, sendo um impacto positivo no controlo dos recursos angolanos. A recuperação massiva dos activos roubados é um bom exemplo para África", vincou.

Conforme a líder do parlamento zambiano, Angola tem demonstrado empenho nas acções de combate à corrupção e continua a aprofundar a sua democracia, considerando um bom exemplo para África.

Nelly Butete Kashumba Mutti enfatizou que as relações entre Angola e a Zâmbia melhoraram de forma exponencial, sobretudo no sector económico, para quem a visita de Estado a Angola do Presidente Hakainde Hichilema, ocorrida em Janeiro de 2022, levantou o perfil das relações entre os dois países.

Aproveitou a ocasião para felicitar o Governo e o povo angolano "pela realização bem sucedida das eleições de 2022" e eleição de uma mulher à frente dos destinos da Assembleia Nacional de Angola.

"Acredito que a vossa eleição, tal como a minha, deve servir como inspiração para muitas mulheres e raparigas do continente e do mundo, em si", disse a presidente do Parlamento da Zâmbia, encorajando outras mulheres a enveredar pela política.

As relações entre Angola e a Zâmbia existem há mais de 40 anos e os dois Estados têm uma fronteira comum, boas relações de amizade e de cooperação, inclusive a nível da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), abrangendo as áreas político-diplomáticas, de defesa e segurança, transportes, educação, saúde, agricultura e geologia e minas, entre outras.  DC/AL/ADR

 

 

 





Fotos em destaque

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

Praça Doutor António Agostinho no Huambo ascende à Património Cultural Nacional

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 14h14

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

Angola figura entre 52 destinos turísticos do mundo em 2025

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h49

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

Presidente João Lourenço mobiliza mais de 430 milhões de euros em França

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h36

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

Cabinda com mais de 994 milhões metros quadrados livres de minas

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h30

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

Exposição fotográfica retrata trajectória do andebol angolano em África

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h27

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

Documentário exalta trajectória de Elias Dya Kimuezo

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h23

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

Repovoamento das espécies atrai turistas no Parque do Iona

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h16

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

PLANAGRÃO regista primeiros resultados no Lóvua (Lunda-Norte)

 Segunda, 20 Janeiro de 2025 | 12h12


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+