Luanda - Angola e Zâmbia reiteraram, esta sexta-feira, em Lusaka, o compromisso de apoiar os esforços de paz na República Democrática do Congo (RDC) e em Moçambique, através do desdobramento de forças e apoio em material de defesa.
A decisão saiu da 32ª Reunião da Comissão Mista de Defesa e Segurança Angola-Zambia, segundo um comunicado de imprensa divulgado no final dos trabalhos, chegado hoje à ANGOP.
O documento sublinha os avanços alcançados na cooperação em vários domínios.
Refere, entretanto, que a reunião observou com preocupação a ocorrência de casos de violação da fronteira e de tráficos de armas e combustíveis, entre outras.
Ainda segundo a nota, o encontro decidiu que um grupo conjunto de trabalho inicie, entre Junho e Setembro deste ano, uma operação de fiscalização na fronteira entre Angola, Zâmbia e RDC e, posteriormente, nas regiões de Jimbi e Shangombo (Angola/Zâmbia/Namíbia).
As delegações foram chefiada pelos ministros da Defesa, nomeadamente, Ernesto dos Santos, por Angola, e Ambrosi Lwiji Lufuna, pelo país anfitrião.
O último encontro regular de consultas entre as chefias dos órgãos de Defesa e Segurança dos dois países foi realizado em Luanda, entre os dias 04 e 06 de Novembro de 2019.