Luanda - Delegações de Angola e da Zâmbia analisaram, em Lusaka, mecanismos para a implementação de um plano de acção que visa operacionalizar o memorando de entendimento entre os dois Estados, no domínio migratório.
Rubricado em Novembro de 2019, o memorando visa assegurar a integridade da fronteira entre os dois países. O instrumento prevê, também, o aprofundamento da cooperação no domínio do combate ao tráfico de drogas e da emigração ilegal.
No quadro do mesmo entendimento, Angola e a Zâmbia estudam medidas conjuntas para combater os crimes transfronteiriços e melhorar a implementação do acordo de supressão de visto.
Uma nota do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) refere que a avaliação para a implementação de um plano de acção ocorreu durante a 33ª sessão da comissão mista permanente de defesa e segurança Zâmbia/Angola.
Iniciado terça-feira (27) na capital zambiana, a reunião encerra esta quinta-feira (29). No encontro, a delegação angolana é encabeçada pelo director-geral do SME, João António da Costa Dias.
Entre outros assuntos, a 33ª sessão da comissão mista analisou também a regularização da situação migratória dos cidadãos angolanos que residem na Zâmbia, na condição de refugiados.
Angola e Zâmbia são territórios limitrofes. Integram a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).