Luanda – Os governos de Angola e do Vietname pretendem dar um novo impulso as relações bilaterais, com a revisão dos mecanismos de cooperação nos sectores da saúde, educação e construção.
A informação foi avançada esta quinta-feira, à imprensa, pelo embaixador do Vietname em Angola, Vu Ngoc Minh, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Presidente angolano, João Lourenço.
O diplomata vietnamita, em fim de missão, foi ao Palácio Presidencial apresentar cumprimentos de despedida ao Chefe de Estado angolano.
Relações
Angola e o Vietname estabeleceram relações diplomáticas em Novembro de 1975.
Em 1978, Angola e Vietname assinaram o Acordo Geral de Cooperação, instrumento que serviu de base para a abertura de vários protocolos inseridos nas áreas social, económica, bem como no domínio técnico-científico.
Tradicionalmente, as relações entre os dois países cinge-se aos domínios da agricultura, saúde, educação e comércio. Existem cerca 20 empresas privadas vietnamitas a trabalharem em Angola.
Situado no sudeste asiático, o Vietname possui uma economia com pendor nos sectores electrónico, industrial e no agro-negócio.