Luanda – Angola e Vietname vão nos próximos tempos abrir novas áreas de cooperação nos domínios da construção de infra-estruturas, telecomunicações, transformação digital e tecnologias e informação, anunciou esta segunda-feira, em Luanda, o secretário para Propaganda do Comité Central do Partido Comunista deste país, Nguyen Trong Nghia.
No final da audiência concedida pelo secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, o político referiu que os dois países vão ainda reforçar as áreas de cooperação, sobretudo na saúde, agricultura e educação, para responder e atingir novos desafios.
Sobre o encontro, Nguyen Trong Nghia disse que serviu para avaliar a cooperação entre os dois partidos e países no domínio político, económico e social.
Sublinhou que foram também abordados os apoios mútuos concedidos durante as guerras para a libertação de Angola e Vietname, bem como os auxílios nos fóruns internacionais.
Segundo o visitante, as partes concordaram em continuar a ampliar o intercâmbio entre os dois Estados e estreitar cooperação através das organizações partidárias e sociais.
Nguyen Trong Nghia, membro do Bureau Político do Partido Comunista do Vietname, chefia uma delegação do seu país que realiza uma visita de trabalho de três dias a Angola.
Angola e o Vietname estabeleceram relações diplomáticas em Novembro de 1975 e, três meses depois, assinaram o Acordo Geral de Cooperação, instrumento que serviu de base para a abertura de vários protocolos inseridos nas áreas Social, Económica e Técnico-Científica.
As relações entre os dois países cingem-se aos domínios da agricultura, saúde, educação e comércio. Cerca de 20 empresas privadas vietnamitas actuam em Angola.
Situado no Sudeste asiático, o Vietname possui uma economia com pendor nos sectores electrónico, industrial e no agronegócio. MGM/VIC