Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola e União Europeia abordam estabilidade nos Grandes Lagos

     Política              
  • Luanda • Segunda, 07 Outubro de 2024 | 14h06
Ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebe o representante especial da União Europeia na região dos Grandes Lagos, Joha Borgstam
Ministro das Relações Exteriores, Téte António, recebe o representante especial da União Europeia na região dos Grandes Lagos, Joha Borgstam
DR

Luanda - Questões de segurança e estabilidade na região dos Grandes Lagos, dominaram o encontro que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve esta segunda-feira, com o representante especial da União Europeia nesta zona de África, Johan Borgstam.

Os dois interlocutores analisaram também o estado actual das relações entre Angola e a União Europeia. 

Durante o encontro, o ministro Téte António reiterou o papel de Angola como um agente de pacificação na Região dos Grandes Lagos, destacando as iniciativas do Governo angolano voltadas para a estabilização e o desenvolvimento sustentável dos países da região. 

Por seu turno, Johan Borgstam reiterou o apoio da União Europeia às acções que visam uma resolução pacífica e sustentada dos conflitos que afligem a região dos Grandes Lagos. 

Reconheceu o impacto positivo das iniciativas promovidas pelo Presidente da República, João Lourenço, em prol da pacificação de África, com particular destaque para a situação que prevalece no leste da República Democrática do Congo (RDC). 

O diplomata europeu reconheceu o papel preponderante do governo angolano na mediação de conflitos, pois considera que tem contribuído na mitigação de tensões não só na RDC e Sudão, mas também em outras zonas de instabilidade no continente africano. 

O representante especial da União Europeia para a Região dos Grandes Lagos tem um papel crucial na implementação da política externa da UE numa área marcada por conflitos prolongados, crises humanitárias e tensões políticas. 

A região dos Grandes Lagos, localizada na África Central, abrange países como a República Democrática do Congo (RDC), Rwanda, Burundi e Uganda, entre outros, sendo uma área de grande instabilidade devido a disputas territoriais, grupos armados e questões étnicas. 

Esta figura trabalha para apoiar os esforços de paz na região, facilitando o diálogo entre os países e as partes envolvidas em conflitos, com o objectivo de prevenir a escalada de violência e promover a resolução pacífica de disputas. 

Tem ainda a missão de  trabalhar em conjunto com a ONU, União Africana (UA) e outras organizações regionais e internacionais para assegurar que os esforços diplomáticos e humanitários sejam coordenados de forma eficiente, evitando duplicações e promovendo sinergias. 

Um dos focos é garantir que a União Europeia promova e monitorize o respeito pelos direitos humanos, a boa governança e o fortalecimento das instituições democráticas na região,  especialmente em áreas afectadas por conflitos. ART





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Governo dinamiza boas práticas de produção de carne

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 17h05

Israel envia negociadores para Cairo

 Quinta, 27 Fevereiro de 2025 | 16h44

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+