Luanda - Angola e a União das Comores avaliaram esta quarta-feira, em Addis-Abeba, Etiópia, questões de interesse bilateral, regional e multilateral, com destaque para a candidatura do país à presidência da União Africana para 2025.
A abordagem foi feita pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e pelo líder daquele país e presidente em exercício da UA, Azali Assoumani, que abordaram também sobre os preparativos da visita daquele entidade a Angola.
Durante aproximadamente uma hora, o chefe da diplomacia angolana Téte António e o Presidente Azali Assiumani passaram em revista questões sobre a situação política e de segurança na República Democrática do Congo (RDC).
Sobre a RDC esteve em destaque as iniciativas conduzidas no âmbito dos Processos de Luanda e de Nairobi, tendo-se igualmente aflorado sobre os resultados da Cimeira Extraordinária da Dupla Troika da SADC realizada em Windhoek a 8 de Maio do corrente ano.
Abordaram ainda questões relacionadas com o apoio da SADC na estabilização da segurança no Leste da RDC com o desdobramento de uma força regional no quadro da força em estado de alerta desta comunidade regional.
O chefe da diplomacia angolana informou ao Presidente Azali Assiumani a necessidade da coordenação e conjugação de esforços, sob égide da UA com o envolvimento da SADC, CAO, CIRGL e CEEAC no âmbito da realização da Cimeira Quadripartida.
Na ocasião Téte António transmitiu ao Presidente da União das Comores e Presidente em Exercício da União Africana uma mensagem do Presidente João Lourenço que se circunscreve no âmbito das relações de amizade e de solidariedade entre os dois países e da organização Africana que actualmente dirige.
O encontro com o mais alto mandatário da União das Comores realizou-se no âmbito da visita que o Presidente Azali Assoumani deverá efectuar, de 15 a 18 de Maio, à República Democrática Federal da Etiópia, na qualidade de Presidente em Exercício da União Africana. FMA/AL