Luanda – O aprofundamento das relações entre Angola e a Ucrânia esteve em análise, na tarde desta terça-feira (15), durante uma conversa telefónica entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Andril Sybiha.
De acordo com uma nota do ministério das Relações Exteriores (Mirex) a que a ANGOP teve acesso, o diálogo entre os dois chefes da diplomacia centrou-se no incremento das relações bilaterais nos mais diferentes domínios da vida política, diplomática, económica e comercial, além da necessidade da troca de visitas entre delegações oficiais dos dois países.
O novo ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, que substituiu do cargo Dmytro Kuleba, tem 49 anos idade, é diplomata de carreira e já exerceu as funções de Vice-Ministro neste mesmo departamento ministerial.
As relações diplomáticas entre Angola e Ucrânia têm sido limitadas, reflectindo tanto a história de Angola quanto os interesses geopolíticos de ambos os países.
As duas nações estabeleceram relações diplomáticas em 1994, logo após a independência da Ucrânia com o colapso da União Soviética em 1991.
O comércio entre os dois países tem sido modesto, focando principalmente em sectores como maquinarias, equipamentos diversos, produtos agrícolas e recursos naturais.
A Ucrânia é um país da Europa Oriental que faz fronteira com a Rússia, a Leste e Nordeste, Bielorrússia, a Noroeste, Polónia, Eslováquia e Hungria, a Oeste, Roménia e Moldávia, a Sudoeste, e Mar Negro e Mar de Azov, ao Sul e Sudeste, respectivamente.
O país possui um território que compreende uma área de 603 mil e 628 quilómetros quadrados, o que o torna o maior país totalmente no continente europeu. SC