Luanda - O estado da cooperação bilateral entre Angola e Ucrânia, nos vários domínios, foi abordado esta quinta-feira, em Luanda, pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, e o primeiro-vice-presidente do Parlamento ucraniano, Oleksandr Korniyenko.
Na ocasião, o parlamentar ressaltou a amizade e parceria entre os dois países, realçando a existência de potencial para ampliar esta cooperação tendo em conta as relações históricas existentes.
De acordo com Oleksandr Korniyenko, há necessidade do reforço dos laços de amizade e cooperação que precisam ser reforçados e consolidados com vista ao desenvolvimento de acções conjuntas rumo ao progresso e prosperidade de ambas as nações.
As relações político-diplomáticas entre Angola e Ucrânia foram estabelecidas a 1 de Dezembro de 1994, após o desdobramento da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Vários quadros angolanos foram formados no espaço territorial da Ucrânia, enquanto uma unidade política da Ex-URSS, em diferentes áreas do saber, especialmente nos domínios da medicina, geologia e geociências, navegação marítima e mecânica industrial.
A Ucrânia é um país localizado na Europa do Leste, conhecido pelas suas igrejas ortodoxas, costa do Mar Negro e pelas montanhas arborizadas, e neste momento enfreta um conflito militar com a Federação Russa.
Depois de iniciadas as hostilidades, em Fevereiro de 2022, a República de Angola exortou às partes a observarem um cessar-fogo, primando pela resolução pacífica do conflito, por via do diálogo político, em pleno respeito do Direito Internacional, conforme consagrado na Carta das Nações Unidas. FMA/VIC