Luanda - O Representante Permanente de Angola junto da União Africana (UA), Francisco da Cruz, abordou, esta terça-feira, a possibilidade da realização de um programa de celebração do 31 de Janeiro, Dia da Paz e Reconciliação em África.
A abordagem teve lugar, em Addis-Abeba (Etiópia), durante um encontro com o Comissário da UA para Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Bankole Adeoye, segundo uma nota da Representação Permanente de Angola junto da UA.
O documento indica que o lançamento da efeméride continental, que se celebra pela primeira vez, ocorrerá sob liderança do Campeão da UA para a Paz e Reconciliação em África, o Presidente angolano, João Lourenço.
Sublinha que por ocasião da data, o Estadista angolano deverá fazer uma declaração sobre os desafios e as oportunidades para a democracia, inclusão e estabilidade política no continente.
A Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da UA sobre o Terrorismo e as Mudanças Inconstitucionais de Governo em África realizada em Malabo, Guiné Equatorial, a 28 de Maio de 2022, decidiu instituir o 31 de Janeiro como “Dia Africano da Reconciliação e Edificação da Paz”.
O evento considerou que a nova efeméride encorajará a consolidação da paz e da coesão social aos níveis nacional, regional e continental, tendo para o efeito nomeado o Presidente João Lourenço, como Campeão da União Africana para a Paz e Reconciliação.
Na reunião desta terça-feira, os embaixadores Francisco da Cruz e Bankole Adeoye trataram, também, questão relativa à inserção de quadros angolanos nas estruturas da União Africana, especialmente no Departamento de Assuntos Políticos, Paz e Segurança.
O Comissário Bankole Adeoye reconheceu o bom desempenho de um grupo de quadros angolanos que em Dezembro último terminou um estágio de um ano no seu departamento.
Destacou o papel de Angola que tem prestado "um grande apoio à agenda de paz e segurança da UA, incluindo a disponibilização de quadros de reconhecida experiência, como o Tenente General António Lamas Benedito Xavier".
O referido oficial desempenha, desde 1 de Julho de 2022, o cargo de Chefe do Estado Maior Interino da Força Africana em Estado de Alerta (FAEA).
Encontro com embaixador da Coreia
No quadro da sua agenda de trabalho, o também embaixador de Angola na Etiópia, Francisco da Cruz,
reuniu-se, igualmente hoje, com o homólogo da República da Coreia, Kang Seokhee, com quem analisou questões sobre o fortalecimento da cooperação bilateral.
Durante a reunião também esteve sobre a mesa, a realização do Fórum Coreia – África, cuja última reunião ocorreu em Seoul, República da Coreia, em Março de 2022.