Luanda - Os parlamentos de Angola e da Turquia concordaram, esta terça-feira, em Ankara, reforçar a cooperação e o intercâmbio nos domínios da formação, troca de serviços de rádio e televisão e de conhecimentos sobre a administração e gestão.
Para o efeito, delegações dos parlamentos de Angola e da Turquia sob orientação dos seus respectivos presidentes, Carolina Cerqueira e Numan Kurtulmus, mantiveram um encontro de concertação e manifestação de vontades sobre o novo ciclo de mecanismos de cooperação a adoptar, identificando as áreas para a troca de conhecimentos e parcerias institucionais.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, que chefia uma delegação parlamentar em visita de quatro dias à Turquia, enfatizou as vertentes da fiscalização, processo legislativo e da diplomacia parlamentar a diversos níveis como áreas fundamentais para o reforço e estreitamento dos laços de amizade e de cooperação entre os parlamentos de Angola e da Turquia.
Carolina Cerqueira considera, igualmente, importante a concertação política em relação à agenda internacional, tendo em conta o papel de ambos os países nos esforços para a promoção e preservação da paz, da estabilidade e da segurança a nível regional e internacional.
Destacou ainda, na ocasião, o facto de os parlamentares angolanos estarem engajados em acções de paz na região, no âmbito das plataformas dos fórum parlamentares regionais da região dos Grandes Lagos e da SADC, assim como na integração de delegações de observação eleitoral e visitas aos refugiados e populações deslocadas como resultado do conflito armado no Leste do Congo democrático, cuja dimensão pode constituir uma ameaça à estabilidade e paz nos países da região.
Apontou igualmente a necessidade de se promover o direito do exercício de uma cidadania capaz de impulsionar o diálogo, a confiança, a solidariedade e o entendimento como bases sólidas para a busca de soluções pacíficas para dirimir os conflitos e impulsionar o desenvolvimento sustentável na região.
A líder do parlamento angolano ressaltou o exemplo da Turquia na região euroasiática, na promoção e encorajamento das iniciativas a favor da paz e da cooperação entre os Estados, em particular, e na cooperação económica para o desenvolvimento dos países africanos.
Carolina Cerqueira destacou a pluralidade na constituição do parlamento turco, bem como a vontade dos seus deputados em construírem um país cada vez mais forte e unido, frisando que a Assembleia Nacional de Angola reflecte, igualmente, a pluralidade política e o esforço para a construção de uma democracia sólida e inclusiva no âmbito da representatividade dos angolanos.
Relativamente ao Grupo de Amizade Angola-Turquia, a presidente da Casa das Leis garantiu que vai impulsionar o novo ciclo de relações entre os dois parlamentos, na base de uma visão que vá de encontro à vontade dos Chefes de Estado dos dois países ao longo dos últimos dois anos, tendo em conta o escopo do desenvolvimento e o bem-estar social de ambos os povos.
Por seu turno, o presidente do parlamento turco, Numan Kurtulmus, manifestou a abertura para o reforço da cooperação, troca de intercâmbio de conhecimento com Angola, no âmbito da nova era que se abre.
Numan Kurtulmus considera, também, a diplomacia parlamentar como um importante pilar na cooperação entre os dois países, razão pela qual o parlamento turco aposta na dinamização do Grupo de Amizade.
O presidente do parlamento turco fez menção ao facto de o seu país, no quadro das relações bilaterais, levar sempre em conta o respeito pela soberania dos seus parceiros africanos, procurando trabalhar em conjunto para a concretização de objectivos comuns e que ajudem no crescimento económico.
Manifestou satisfação pela visita da delegação parlamentar angolana que, no seu entender, dará uma nova dinâmica à cooperação entre as duas casas das leis e na identificação de áreas de acção comuns.
Durante três dias, a delegação parlamentar angolana desenvolveu uma intensa agenda de trabalho que incluiu conversações entre membros dos dois parlamentos, visitas ao Mercado de Artesanato Africano e Casa de Cultura, ao Museu da Independência, entre outras áreas históricas nas cidades de Ankara e de Istanbul.
A delegação parlamentar angolana é integrada pelos deputados Vigílio Tyova, Liberty Chiaka, Alcides Sakala, Carla Cavita, Norberto dos Santos e o secretário-geral da AN, Pedro Agostinho de Neri. SC