Luanda - Angola e São Tomé e Príncipe assinaram, na segunda-feira, na cidade de Príncipe, cinco instrumentos jurídicos, nos domínios da defesa, agricultura e pesca, petróleo e gás, promoção e protecção recíproca de investimento e processo verbal.
Pela parte angolana, assinou três instrumentos jurídicos o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e pela parte santomense a ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, Edite da Costa Ten Jua.
No domínio da defesa, pela parte angolana, assinou o ministro João Ernesto dos Santos e por São Tomé e Príncipe, Jorge Amado.
O presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo e Gás, Paulino Jerónimo e o director da ANP-STP, Luis Manuel da Silva, rubricaram o Protocolo de Cooperação no domínio dos petróleos.
A assinatura dos referidos instrumentos jurídicos foi o culminar da Oitava Sessão da Comissão Bilateral entre Angola e São Tomé e Príncipe.
Durante os dois dias de trabalhos, as delegações de ambos os países reafirmaram a importância do aprofundamento das excelentes relações de amizade e de cooperação existentes entre os dois países.
Os chefes das duas delegações congratularam-se com as históricas relações de amizade, de fraternidade, de irmandade e de cooperação existentes entre os dois países e povos.
Destacaram o desejo de impulsionar as relações para patamares mais consentâneos com as ambições assentes em bases que sustentam uma parceria estratégica diversificada, com realce para a cooperação económica mutuamente vantajosa.
As relações de amizade e cooperação entre os dois Estados estão assentes em factores políticos, históricos, culturais e geográficos, formalizados em 1978, através do Acordo Geral de Cooperação e da Comissão Mista Bilateral, criada em 1980.