Luanda - Uma "Acta de Compromisso" para fortalecer as relações de cooperação entre os dois países foi assinada esta quinta-feira, em Luanda, pelas Repúblicas de Angola e São Tomé e Príncipe.
Assinaram o instrumento jurídico, durante a I Reunião do Comitê de Acompanhamento do Processo Verbal da Cooperação Estratégica Angola-São Tomé," o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e por Afonso Varela, conselheiro do primeiro-ministro são-tomense.
Segundo uma nota de imprensa, no essencial, o referido documento consubstancia-se em redefinir uma nova estratégia de cooperação entre os dois Estados, no domínio político, empresarial, comércio, turismo, transporte, petróleo e gás, entre outros sectores.
Reunião
Delegações de Angola e de São Tomé e Príncipe estiveram reunidos, ao abrigo do Comité de Acompanhamento do Processo Verbal de Cooperação, com o objectivo de analisar as considerações relacionadas à "parceria estratégica para maior integração económica", entre os dois Estados e também a "promoção e captação de investimento privado" de Angola para São Tomé e Príncipe e vice-versa.
No âmbito da cooperação privilegiada entre as duas repúblicas, o seu quadro jurídico está assente no Acordo Geral de Amizade e de Cooperação, assinado em 19 de Fevereiro de 1978.
São Tomé e Príncipe é um país insular africano perto da linha do equador, localizado no Golfo da Guiné. Tem uma população de cerca de 160 mil habitantes e tem como principais potencialidades a produção do café, pesca, agricultura, turismo e entre outros. VIC