Luanda - A República de Angola e de São Tomé e Príncipe defenderam a necessidade de reforço e intensificação da cooperação nos domínios da defesa, ordem interna, justiça, finanças e transportes aéreos e marítimos.
Os dois países defendem igualmente a aposta nos recursos minerais e petróleos, turismo, pescas e mar, promoção de investimentos, comércio, comunicação social, entre outros.
Uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (Mirex) refere que a importância das relações históricas de amizade, fraternidade e cooperação existentes entre os dois Estados foi reafirmada durante a visita que a Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades de São Tomé e Príncipe, Edite Ramos da Costa Ten Jua.
Durante a visita a Angola, de 20 a 23 do corrente mês, as delegações, chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e Edite Ramos da Costa Ten Jua, avaliaram o actual estado da cooperação bilateral através da análise dos diferentes instrumentos jurídicos já assinados.
Reiteraram também o compromisso dos respectivos governos em imprimir maior dinamismo nas relações entre os dois países, com vista a explorar novas áreas de interesse comum identificadas no Processo Verbal, assinado em São Tomé e Príncipe, em 14 de Maio de 2019.
Téte António, e Edite Ramos da Costa Ten Jua assinaram um acordo sobre Isenção Recíproca de Vistos em Passaportes Diplomáticos, de Serviço e Ordinários.
As delegações aproveitaram a ocasião para passar em revista questões de âmbito internacional e regional de interesse comum e constataram, com satisfação, a convergência de pontos de vista, pelo que reiteraram a importância da concertação regular entre os dois governos.
Consideraram importante a realização de encontros regulares, para a revitalização da cooperação e o acompanhamento do processo de implementação dos compromissos assumidos.
A ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades da República Democrática de São Tomé e Príncipe foi recebida, em audiência, pelo Presidente da República, João Lourenço, a quem entregou uma mensagem do homólogo são-tomense, Evaristo do Espírito Santo Carvalho.