Luanda – O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, anunciou para Abril a realização da reunião da Comissão Mista com Angola, para identificar novas áreas de cooperação.
O anúncio foi feito esta terça-feira, em Luanda, no final de um encontro entre delegações de Angola e da Rússia, no quadro da visita de Sergey Lavrov a Angola.
"Os domínios que temos em perspectiva são os da energia, das telecomunicações, tecnologias de informação, geologia e minas, espacial e a agro-indústria”, afirmou o governante russo.
Sergey Lavrov disse esperar que a reunião da Comissão Mista possa se realizar em finais de Abril em Luanda, tendo enaltecido as relações históricas e de amizade com Angola.
O lançamento do satélite angolano Angosat 2, em Outubro último, referiu o ministro russo, permite abrir novas linhas de cooperação não só no domínio espacial, mas em outras áreas de tecnologias.
Quanto à reunião entre delegações de Angola e da Rússia, informou que as partes concordaram acelerar a cooperação no domínio da energia atómica e elevar o número de bolsas de estudos de 150 para 300 estudantes no seu país.
Os chefes da diplomacia de Angola, Teté António, e da Rússia, Sergey Lavrov, corroboram sobre a necessidade do alargamento do Conselho de Segurança da ONU, com candidatos de África e da América Latina.
O diplomata russo disse que aprecia os esforços de Angola para a paz regional, tendo sublinhado que o seu país aceita a princípio soluções africanas para assuntos do continente africano.
Informou que a cimeira Rússia - África deverá ocorrer em Julho, em São Petersburgo. Entretanto, o ministro angolano das Relações Exteriores exortou a solução negociada e o cessar-fogo na guerra contra a Ucrânia.
Sergey Lavrov afirmou que o ocidente está a usar a Ucrânia para a desestabilização da Rússia, na colonização dos povos russos que vivem naquele país.
Por sua vez, o ministro angolano das Relações Exteriores, Teté António, informou que a cooperação com a Rússia deverá atender às necessidades de desenvolvimento de Angola.
Salientou que a exploração do sector diamantífero requer soluções inovadoras dada a importância estratégica deste minério (diamante) para a economia nacional.
Angola e a Rússia têm relações privilegiadas desde 8 de Outubro de 1976, data em que foi assinado, em Moscovo, na altura capital da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o Tratado de Amizade e Cooperação.
A 16 de Novembro de 2004, os dois países rubricam, em Luanda, um acordo para o relançamento da cooperação nos domínios económico e técnico-científico e, no dia seguinte, criaram a comissão intergovernamental de cooperação económica, técnico-científica e comercial.
Actualmente, a cooperação é mais significativa nos sectores da energia, geologia e minas, ensino superior, formação de quadros, defesa e segurança, telecomunicações e tecnologias de informação, pescas, transportes, finanças e banca.
Por esta altura, estima-se estarem a viver em Angola pelo menos mil russos, enquanto mil 500 angolanos residem na Rússia.