Luanda - A dinamização das relações entre Angola e a Rússia esteve em análise, este sábado, em Sochi, durante uma sessão de consultas políticas entre delegações dos dois países.
Os dois países conversaram sobre a consolidação dos laços bilaterais e na exploração de questões de interesse comum e internacional.
O encontro de trabalho entre as delegações dos dois países realizou-se no Centro de Estudos Africanos de Sochi, à margem da Primeira Conferência Ministerial do Fórum de Parceria Rússia-África.
O mesmo foi co-presidido pelos ministros das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov.
Durante o encontro, as duas delegações alinharam as suas visões sobre o desenvolvimento das relações em sectores essenciais e analisaram os compromissos firmados, assim como concordaram na realização da próxima Comissão Mista Bilateral.
Na ocasião, Téte António enfatizou que este diálogo é parte integrante da preparação da Cimeira de 2026, onde se espera a formalização de novos acordos e a intensificação de áreas específicas de cooperação.
Angola e a Russia desejam acelerar a revisão de instrumentos obsoletos e introduzir novos acordos que possam reflectir as actuais necessidades de comércio e investimento entre os dois países.
Mencionou a intenção de Angola em aprimorar o seu quadro legal para atrair investimento estrangeiro, como forma de complementar as reformas económicas em curso.
Apontou ainda, o potencial do sector da produção da energia eléctrica como uma área estratégica de cooperação entre os dois países.
As partes abordaram igualmente sobre a colaboração no sector mineiro e da agricultura, domínios identificados como prioritários para a cooperação bilateral entre Angola e a Rússia.ART