Luanda – A busca de mecanismos para o incremento das relações bilaterais nos domínios político, diplomático, económico e tecnológico esteve no centro das discussões que tiveram lugar esta quinta-feira, em Luanda, entre autoridades angolanas e russas.
Estas discussões tiveram lugar durante uma audiência concedida pelo chefe da diplomacia angolana, Téte António, ao embaixador da Federação Russa no país,Vladimir Tararov.
O encontro serviu para as duas entidades falarem da dinamização das consultas políticas entre Angola e a Rússia, bem como da necessidade da realização da Comissão Intergovernamental para a Cooperação Económica entre os dois países.
O momento foi igualmente aproveitado para o embaixador Vladimir Tararov abordar com o chefe da diplomacia angolana aspectos relacionados com a Cimeira Rússia-Africa, agendada para Julho, em São Petersburgo, e da preparação da Cimeira dos BRICS (bloco económico composto pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que deverá acontecer no final de Agosto, na cidade sul-africana de Durban.
Na ocasião, o diplomata russo em Angola falou também do périplo que efectuou às províncias da Huíla e Benguela, bem como deu a conhecer da primeira nomeação de um Conselheiro de Agricultura da Federação Russa em Angola.
A Angola e a Confederação Russa têm manifestado interesse em reforçar a cooperação, com destaque para a diversificação da parceria estratégica nos domínios político-diplomático, defesa e segurança, tecnológico e económico-empresarial. FMA/SC