Luanda - Angola e a República da Coreia assinaram, esta segunda-feira, um acordo relativo ao empréstimo do fundo de cooperação para o desenvolvimento económico, tendo em vista a segunda fase do Projecto de Inovação de Segurança Pública.
A primeira fase teve início em 2014, com a formação de quadros angolanos para o manejo da tecnologia que permite a vigilância pública, por câmaras localizadas em várias artérias das cidades de Luanda e Benguela.
O documento rubricado hoje visa reforçar a segurança pública com mais meios tecnológicos, a fim de proporcionar um maior sentimento de segurança aos cidadãos que residem, fundamentalmente, nas urbes, dado ao aumento demográfico que se regista nos últimos anos.
Em declarações à imprensa no final do acto, o ministro Téte António afirmou que o acordo reforça o grau de cooperação em vários domínios com destaque para a participação em acções viradas para a diversificação da economia.
Questionado sobre o montante envolvido neste acordo considerou-o substancial, sem no entanto divulgar os valores.
Foram signatários do acordo o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e o embaixador da República da Coreia em Angola, Chang Sik King.
Por seu turno, o embaixador da República da Correia em Angola, Chang Sik King, manifestou a intenção do seu país reforçar a cooperação entre os dois países e contribuir para a criação de condições que permitam a diversificação da economia.
Angola e a República da Coreia têm acordos de cooperação nos domínios político, educativo, económico, militar e segurança pública.