Luanda - O ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, abordou, esta segunda-feira, com o ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa, Jan Lipavsky, questões ligadas ao reforço da cooperação entre os dois países, nos mais variados domínios.
Em conversa telefónica, os dois governantes defenderam a necessidade de implementação de uma comissão bilateral e de trocas de visitas entre os dois países, inclusive ao mais alto nível, segundo uma nota de imprensa do ministério angolano enviada hoje à ANGOP.
Os interlocutores consideraram prioritário, para Angola e a República Checa, o estabelecimento de uma cooperação sólida e efectiva nos mais variados domínios.
Angola estabeleceu relações político-diplomáticas e de cooperação com a República Checa a 1 de Janeiro de 1993, data em que se constituiu o novo Estado Checo.
A 1 de Dezembro de 1999, os dois países rubricaram uma declaração sobre as relações bilaterais e, em 2006, as partes assinaram o memorando de entendimento e o programa de cooperação para o desenvolvimento.
A República Checa é um país da Europa Central que faz fronteira com a Polónia, Alemanha, Eslováquia e a Áustria. A sua capital é a cidade de Praga. OHA/ADR