Praga (Do enviado especial) - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, confirmou esta terça-feira, em Praga, que Angola e a República Checa têm uma cooperação bilateral conformada em 16 instrumentos jurídicos, que vem desde 1993 e caminha para uma nova era, com a visita de dois dias do Presidente João Lourenço a este país.
O Chefe de Estado, João Lourenço, cumpre, a partir de hoje (quarta-feira), uma visita oficial de 48 horas, a convite do seu homólogo checo, Petra Pavel.
O programa prevê, entre outros assuntos, conversações entre as delegações presidenciais dos dois países, bem como visitas ao Senado e à Câmara dos Deputados da República Checa, e um encontro com o primeiro-ministro checo, Petr Fiala, além de ser homenageado com um jantar oficial pelo Presidente Petra Pavel.
Segundo o diplomata angolano, os dois países vão assinar o memorando sobre consultas políticas, que vai identificar e definir o novo quadro de cooperação, sendo o foco para o sector da Agricultura, Saúde e Educação.
Angola e a República Checa têm laços históricos, mas, apesar disso, o ministro Téte António reconhece que as relações não estão, ainda, no nível desejado, daí a razão da visita do Presidente da República, para a inversão do quadro actual.
"Formalizamos um acordo de relações diplomáticas com a República Checa. Depois da queda do Muro de Berlim, houve uma reconfiguração geopolítica nesta região, que é a República Checa, e, sendo República Checa, em 1993 assinamos um acordo que formalizou as relações diplomáticas. Mas, desde 1993 até aqui, devemos considerar que a cooperação com a República Checa não tem conhecido os níveis que devia ter”, explicou Téte António.
"Queremos relançar esta relação com a República Checa, sobretudo dar mais substância à cooperação económica”, disse.
João Lourenço deixa a cidade de Praga, na quinta-feira, 22 de Fevereiro.
A Chéquia ou República Checa é um país da Europa Central, com uma população de mais de 10,7 milhões de habitantes.
As relações político-diplomáticas entre Angola e a Chéquia datam do período da guerra-fria, quando este país estava ligado à República Eslovaca, a então Checoslováquia, desintegrada a 01 de Janeiro 1993, depois de fazer parte do bloco socialista. MR/VIC