Luanda – Angola e o Reino Unido manifestaram, no sábado, o interesse em trabalhar de forma continua no alinhamento dos compromissos estabelecidos, por formas a contribuírem para o aprofundamento dos níveis das relações e no alcance dos diversos objectivos comuns.
A posição dos dois países foi manifestada durante uma audiência concedida pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, ao embaixador extraordinário e plenipotenciário do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte acreditado em Angola, Bharat Suresh Joshi.
Na sede da diplomacia angolana, as partes passarem em revista aspectos de carácter bilateral, ligados a continuação da cooperação* existente.
O novo embaixador apresentou as cartas credenciais ao Presidente da República, João Lourenço, no dia 14 do corrente mês, em cerimónia realizada no Palácio Presidencial.
Além de Angola, onde tem o estatuto de residente, Bharat Joshi foi igualmente indicado para exercer as mesmas funções, mas como não residente, na República Democrática de São Tomé e Príncipe.
Angola e o Reino Unido têm uma forte parceria económica, especialmente no sector dos petróleos e no quadro da diversificação da economia.
O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte é formado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, sendo uma nação insular situada no Noroeste da Europa. OHA