Luanda – A busca de mecanismos para o aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte esteve no centro de uma audiência concedida pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, ao embaixador deste país, Roger Stringer.
De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, o encontro, que teve lugar esta sexta-feira (4), serviu também para o diplomata britânico apresentar ao chefe da diplomacia angolana os cumprimentos de despedida, depois de uma missão de três (3) anos no país.
Durante a audiência, as duas entidades passaram em revista assuntos relacionados com a cooperação bilateral, nos mais variados domínios, e também sobre o multilateralismo, com foco para o conflito no Leste da República Democrática do Congo.
As relações entre Angola e o Reino Unido são marcadas por cooperação diplomática, económica e cultural. Ao longo dos anos, ambos os países têm trabalhado para fortalecer as suas relações bilaterais em várias áreas.
Os dois países mantêm relações diplomáticas desde a independência de Angola, em 1975. As visitas de altos dignitários de ambos os países têm fortalecido as relações políticas e diplomáticas, com foco em cooperação mútua e diálogo.
Angola e o Reino Unido cooperam igualmente na vertente económica, sobretudo nas áreas do petróleo, gás, mineração e finanças. Empresas britânicas têm investido no sector energético angolano, uma área chave para a economia de Angola.
Em contrapartida, o Reino Unido busca diversificar suas relações comerciais com Angola, promovendo o comércio de bens e serviços em outras áreas.
O governo britânico também tem apoiado Angola em iniciativas para melhorar o ambiente de negócios e atrair mais investimentos estrangeiros.
Programas de apoio a reformas económicas e à diversificação da economia angolana também fazem parte do portfólio de cooperação. SC