Luanda - O aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e o Reino Unido esteve no centro de uma conversa, por telefone, esta quarta-feira, entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o responsável britânico para os Assuntos Africanos, lord Collins Highbury.
De acordo com uma nota de imprensa, enviada à ANGOP, as duas entidades abordaram o incremento da cooperação bilateral entre os dois países, com foco nas questões ligadas à "estabilidade política no continente".
Focaram também as atenções a recente visita do Presidente da República do Quênia, William Ruto, a Angola, e na situação prevalecente no leste da República Democrática do Congo (RDC).
Relações
As relações entre Angola e o Reino Unido são marcadas por cooperação diplomática, económica e cultural.
Ao longo dos anos, ambos os países têm trabalhado para fortalecer as suas relações bilaterais em várias áreas.
Os dois países mantêm relações diplomáticas desde a independência de Angola, em 1975.
As visitas de altos dignitários de ambos os países têm fortalecido as relações políticas e diplomáticas, com foco em cooperação mútua e diálogo.
Angola e o Reino Unido cooperam igualmente na vertente económica, sobretudo nas áreas do petróleo, gás, mineração e finanças.
Empresas britânicas têm investido no sector energético angolano, uma área chave para a economia de Angola.
Em contrapartida, o Reino Unido busca diversificar suas relações comerciais com Angola, promovendo o comércio de bens e serviços em outras áreas.
O governo britânico também tem apoiado Angola em iniciativas para melhorar o ambiente de negócios e atrair mais investimentos estrangeiros.
Programas de apoio a reformas económicas e à diversificação da economia angolana também fazem parte do portfólio de cooperação.
Ray Collins
Lord Collins of Highbury, também conhecido como "Ray Collins", é um político britânico, filiado ao Partido Trabalhista e é membro da Câmara dos Lordes. Tem experiência significativa em questões internacionais e é frequentemente associado a iniciativas relacionadas à África e direitos humanos.
No exercício das suas funções como "ministro para os Assuntos Africanos", tem trabalhado de forma diligente no fortalecimento das relações do Reino Unido com os países africanos, promovendo o comércio, os investimentos e a cooperação para o desenvolvimento sustentável. VIC