Nairóbi (Da enviada especial) - Angola e o Quénia realizam, em Outubro deste ano, a reunião da comissão bilateral, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.
De acordo com o embaixador de Angola no Quénia, Syanga Abílio, o país do Índico está interessado na supressão de vistos, um aspecto que o diplomata considerou de importante para a atracção de investimento directo estrangeiro.
O diplomata falava à imprensa esta quinta-feira à margem da visita da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, as instalações da Missão Diplomática, depois de cumprida a agenda do segmento de Alto Nível da Cimeira Africana do Clima, que encerrou quarta-feira, em Nairóbi.
Syanga Abílio afirmou que Angola vai aproveitar “muito mais” a experiência do Quénia em vários domínios, tendo destacado a identificação de 12 possíveis acordos de cooperação no domínio do turismo, telecomunicações, agricultura, educação, saúde, petróleo, entre outros.
“Queremos trazer investidores quenianos ao país, assim como de outros países africanos, porque a África tem valências que podemos aproveitar “, reiterou.
Visita da VPR
Nas instalações da embaixada, localizada no distrito da Runda, onde estão perfiladas outras missões diplomáticas, a Vice-Presidente de Angola visitou os dois imóveis que suportam os serviços da representação.
Depois da visita, Esperança da Costa dirigiu algumas palavras de circunstâncias aos funcionários da missão, a quem pediu que olhem ao Quénia como uma sala de aula, tendo em conta a cotação deste país no mercado internacional.
Durante o diálogo, pediu maior aproximação com a diáspora angolana que, a seu ver, precisa estar sempre bem informada sobre o país.
Depois de três dias de trabalhos em torno da Cimeira do Clima neste país, Esperança da Costa deixou a capital do Quénia. NE/VM