Luanda – O estado da cooperação bilateral entre Angola e o Quénia dominou, na noite deste domingo, em Luanda, um encontro de trabalho entre os chefes de diplomacia dos dois países, segundo uma nota a que a ANGOP teve acesso.
A reunião entre o ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, e o primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Quénia, Wycliffe Mudavadi, realizou-se à margem da 18.ª sessão ordinária do Comité Interministerial da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
A ocasião serviu para as duas entidades passarem em revista o nível da cooperação bilateral entre os dois países, e examinar também as questões de carácter regional e multilateral.
Quanto às questões regionais, as partes debruçaram-se sobre a situação prevalecente na região Leste da República Democrática do Congo (RDC) e os conflitos que prevalecem na Somália, no Sudão e um pouco por toda a África.
As duas personalidades conversaram igualmente sobre as principais áreas de cooperação estabelecidas entre os dois países e outros mecanismos que visam a intensificação das suas parcerias contribuindo, deste modo, para o desenvolvimento socioeconómico dos dois países, assim como para o reforço da integração regional no continente africano.
A cooperação bilateral entre Angola e o Quénia tem-se fortalecido, nos últimos anos, com foco em áreas como Economia, Comércio, Agricultura, Turismo, Educação, Tecnologia e Energia, Segurança e Defesa, entre outros.
Os dois países possuem laços históricos e compartilham interesses comuns no desenvolvimento sustentável e na estabilidade regional, particularmente no âmbito da União Africana (UA)
O Quénia é um país da África Oriental, que tem como capital a cidade de Nairobi. Possui uma extensa densidade populacional com aproximadamente 45 milhões de habitantes.
O Estado queniano tem como principal actividade económica a agricultura e a exportação de produtos como chá e café.IZ