Nairobi (Dos enviados especiais) -Angola e o Quénia assinaram onze acordos para o incremento da cooperação bilateral, em cerimónia orientada pelos Presidentes de ambos os paises, respectivamente, João Lourenço e William Ruto.
Trata-se de acordos nos domínios da saúde, manutenção e conservação da vida animal, transportes marítimos, agricultura, turismo, geologia e minas, petróleos, juventude, diplomático e reforço da capacidade no domínio da administração publica e tecnologia de informação e comunicação.
Após a assinatura dos acordos, o Presidente de Angola, João Lourenço, destacou a importância dos mesmos por aproximar mais os dois povos.
O Chefe de Estado disse que Angola está aberta a prestar todo apoio para ajudar a indústria petrolífera do Quénia, iniciante neste sector, a desenvolver o mesmo.
Estes instrumentos, todos os domínios da cooperação, demonstram o interesse dos dois Estados.
Disse que a cooperação na área do turismo vai permitir a Angola colher a experiência do Quénia para o desenvolvimento do projecto Okavango Zambeze.
No sector dos transportes enfatizou a necessidade de se retomar a ligação aérea entre Nairobi e Luanda, com as duas companhias de bandeira, no sentido de incrementar as trocas comerciais.
Neste sentido, saudou a iniciativa do Quénia em assinar unilateralmente o acordo de supressão de visto em todos os passaportes, garantindo que será recíproco, porquanto o governo angolano necessita apenas de efetuar alguns acertos para alinhar na mesma ideia.
Admitiu que é preciso corrigir a actual situação em que as exportações e importações estão mais viradas para outros continentes que não o africano.
Por isso, afirmou que as trocas comerciais entre Angola e o Quénia devem aumentar substancialmente, sendo que a integração regional que se verifica na África do leste deve estender-se para outras regiões do continente.
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, efectuou uma visita de Estado ao Quénia a convite do seu homólogo queniano, Wiliam Ruto.ART/VIC/ADR