Luanda - O ministro dos Negócios Estrangeiros do Quénia, Alfred Nganga Mutua, manifestou, este sábado, em Luanda, o interesse do seu país em cooperar com Angola nos domínios do petróleo e gás, bem como da indústria transformadora.
Durante um encontro com o ministro das Relações Exteriores, Téte António, o chefe da diplomacia queniana expressou igualmente a vontade do seu país em cooperar com Angola no desenvolvimento agrícola e na área do conhecimento.
Citado por uma nota de imprensa do Ministério angolano das Relações Exteriores, Alfred Nganga Mutua disse que, num futuro próximo, o Quénia pretende propor a Angola a supressão de visto em todos os passaportes.
No encontro, as duas entidades falaram da importância das consultas políticas, da necessidade da dinamização da Comissão Mista Bilateral e da intensificação das visitas ao mais alto nível, bem como avaliaram novas formas de cooperação, com foco no incremento da balança comercial.
Os dois países mantêm relações de cooperação há vários anos. Em 2012, assinaram vários instrumentos jurídicos, dentre eles o Acordo Geral de Cooperação Económica, o Científico, Técnico e Cultural e o relativo à criação da Comissão Bilateral.
O ministro queniano está em Luanda, onde participou na Cimeira Extraordinária da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos, que analisou a situação de Paz e Segurança na Região Leste da República Democrática do Congo (RDC) e no Sudão. FMA/AL