Luanda - Delegações das repúblicas de Angola e de Portugal realizam esta sexta-feira, em Luanda, conversações oficiais no quadro do reforço das históricas relações de cooperação bilateral.
De acordo com uma nota a que a ANGOP teve acesso, as delegações dos dois países serão chefiadas pelos ministros das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel, este último que desembarca na capital angolana nesta mesma sexta-feira (20).
Ainda no quadro da deslocação ao país, fruto do legado histórico comum, o governante Luso efectuará uma visita à empreitada de requalificação dos talhões militares, no Cemitério da Santa Ana, mesmo dia (21) em que deixa o país.
Cooperação Bilateral
Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em Março de 1976, após a declaração da independência de Angola, a 11 de Novembro de 1975.
Dois anos mais tarde, em 1978, os dois Estados assinatura o Acordo Geral de Cooperação, data a partir da qual se intensificaram as relações bilaterais e foram assinados vários outros instrumentos jurídicos de cooperação nas mais diversas áreas.
O relacionamento luso-angolano é caracterizado por um diálogo político e visitas de alto nível regulares, demonstrando assim a vontade comum de aprofundar a relação entre os dois Estados, com benefícios mútuos para os seus povos.
O diálogo político está estruturado em torno de uma Comissão Mista Intergovernamental, criada em 2017, que tem como objectivo promover o desenvolvimento do relacionamento bilateral, fazer o seguimento dos instrumentos bilaterais e proceder a consultas sobre temas de interesse comum, tanto ao nível bilateral, como multilateral.
Nos últimos anos, várias dezenas de instrumentos jurídicos foram rubricados nas mais diversas áreas.
A relação entre os dois países beneficia ainda da pertença comum à Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). SC