Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola e Portugal preparam novo pacote de cooperação estratégica

     Política              
  • Luanda • Sábado, 18 Fevereiro de 2023 | 20h18
Primeiro Ministro de Portugal, António Costa
Primeiro Ministro de Portugal, António Costa
Joaquina Bento-ANGOP

Addis Abeba (Dos enviados especiais) - Angola e Portugal estão a preparar a assinatura de um novo pacote de cooperação estratégica a vigorar no próximo triénio, declarou, este sábado, em Adis Abeba, Etiópia, o primeiro-ministro luso, António Costa.

António Costa prestou esta informação à imprensa angolana, em Adis Abeba, no final do encontro que manteve com o Presidente da República, João Lourenço, à margem da 36ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, aberta este sábado. 

"Fizermos o ponto da situação dos diferentes assuntos bilaterais que temos sempre em movimento, apontamos uma data para a minha próxima visita a Angola, para podermos assinar um novo pacote de cooperação estratégica e, também, para vermos como é que, cada um por si e em conjunto, podemos dar um novo impulso nessa relação entre a Europa e a África", frisou. 

O primeiro-ministro português, que em princípio poderá visitar Angola em Junho próximo, sublinhou que de momento os dois países estão a executar os acordos anteriores e a ser ultimados os problemas técnicos que bloqueavam algumas das linhas de financiamento. 

Fez saber que a ministra das Finanças de Angola, Vera Daves de Sousa, esteve a trabalhar recentemente em Lisboa e o titular das Finanças de Portugal, Fernando Medina, estará no próximo mês em Angola "e, até lá, os problemas do ponto de vista técnico ficarão resolvidos". 

Corredor Logístico 

O Chefe do Governo português fez saber que Portugal poderá desenvolver com Angola um grande corredor logístico entre a Bacia do Dande e o Porto de Sines em Lisboa. 

"A semana passada apresentamos essa candidatura a um financiamento,  no caso da União Europeia, no grande pograma de investimento estratégico que a União Europeia tem e identificamos esse como grande corredor estratégico", expressou. 

O Porto de Sines é o maior porto artificial de Portugal e um porto de águas profundas, de fundos naturais, com terminais especializados que permitem o movimento de diferentes tipos de mercadorias e de "transbordo" e interior fronteiriço ou rede de Trans-Europa. 

Para além de ser o principal porto na faixada atlântica de Portugal, devido às suas características geofísicas, é a principal porta de entrada de abastecimento energético de Portugal (contentores, gás natural, carvão, petróleo e seus derivados). 

O governante luso disse ser preciso manter o trabalho em curso, "eu diria mesmo até acelerar muitas das dimensões destes trabalhos porque a geopolítica mudou e a Europa, apesar de estar muito tempo a olhar para o Leste e para a guerra que se desenvolve a Leste, é preciso olhar à volta no mundo. E a Europa tem de estreitar as suas relações de amizade com todos os povos". 

Lembrou que a Cimeira União Europeia e África foi um grande sucesso, mas logo a seguir a Europa foi atingida pela guerra com a invasão à Ucrânia pela Rússia "e isto, naturalmente, acabou por desviar um pouco as atenções, mas é importante dar esse sinal porque não obstante o que está acontecer na Ucrânia, é fundamental continuarmos a desenvolver o trabalho que está em curso, para criar essa nova união entre a Europa e o continente africano". 

António Costa afirmou que é uma grande distinção para Portugal por ter sido convidado a participar nesta Cimeira da UA. 

Disser ser necessário acelerar a transição para a descarbonização, mas até atingir este pressuposto, vão continuar a utilizar gás natural e petróleo que tenham outras origens e não as russas. 

Adiantou que isso é uma nova porta de colaboração também com o continente africano no caso de Portugal onde 50 por cento do gás que consome tem origem da Nigéria. 

Angola e EUA passam em revista relações bilaterais 

O Presidente da República, João Lourenço reuniu-se também com a secretária de Estado Adjunta dos EUA para África, Molly Phee, com quem passou em revista as relações entre os dois países e à situação no Leste da RDC. 

"Fiquei bastante grata por ter tido essa oportunidade de consultar com o Presidente João Lourenço, este encontro versou sobre matérias que dizem respeito aos desafios regionais que o Presidente está tentar resolver, principalmente o terrível conflito existente no Leste da RDC. 

Disse que aproveitou a oportunidade para valorizar as relações existentes entre os EUA e Angola, no sentido de aumentar o comércio e investimento e em outras questões que dizem respeito à cooperação bilateral. 

Considerou valioso o contributo e o envolvimento de Angola na pacificação do Leste da RDC.  DC/AL/ADR





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+