Luanda - Angola e Portugal analisaram, esta terça-feira, em Luanda, a cooperação bilateral, a fim de impulsionarem e solidificarem as relações diplomáticas existentes.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores de Angola enviada à ANGOP refere o assunto foi abordado durante um encontro de trabalho entre os secretários de Estado da Cooperação dos dois países, nomeadamente Domingos Vieira Lopes e Nuno Sampaio (Portugal).
Entre os diversos temas abordados, lê-se no documento, realça-se o ponto de situação sobre a implementação do "Programa Estratégico de Cooperação, nas áreas da educação, formação profissional e justiça", a "Cooperação no contexto da CPLP", bem como a implementação de mecanismos que visam a "promoção da língua portuguesa".
As partes reafirmaram que os avanços registados na cooperação Angola-Portugal "simbolizam a relevância significativa atribuída a construção das relações políticas e diplomáticas" e enquadra-se no contexto do seu contínuo estreitamento em benefício dos governos dos dois Estados e de seus respectivos povos.
Angola e Portugal cooperam em vários segmentos, sobretudo nos domínios económico e financeiro, com o "Programa de Cooperação Estratégica" assinado em 2023.
Este programa cobre sectores significativos como das "Finanças, Ensino Superior, Infra-estruturas, Comunicação Social, Justiça e Defesa" e um vasto leque de acções importantes a serem implementadas.
Angola e Portugal (antiga potência colonial) estabeleceram relações diplomáticas em Março de 1976, após a declaração da independência de Angola, a 11 de novembro de 1975. VIC