Luanda - O Secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolana, Domingos Vieira Lopes, abordou, esta sexta-feira, com o embaixador de Portugal, Francisco Duarte, questões relacionadas com o contributo dos dois países no quadro da agenda do G20.
Os dois países fazem parte do grupo de Nações e organizações convidadas como observadores pelo Brasil, que lidera actualmente o G20, no sentido de participar nas reuniões do seu calendário de eventos.
Ao longo da sua presidência, o Brasil pretende organizar mais de 100 reuniões de grupos de trabalho e cerca de 20 ministeriais, culminando com a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, prevista para a cidade do Rio de Janeiro, em Novembro do corrente ano.
Domingos Viera Lopes expressou o interesse de Angola em amplificar determinadas posições no contexto do G20 e, durante o encontro, procurou partilhar perspectivas sobre como esta plataforma pode ser aproveitada para promover os interesses do país, bem como fortalecer a cooperação entre as nações participantes.
O grupo dos G20 é integrado pelas principais economias do mundo: Estados Unidos da América, China, Alemanha, Rússia, Reino Unido, França, Japão, Itália, índia, Brasil, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Indonésia, México, Turquia, mais a União Europeia e a União Africana.
Entre os objectivos principais da organização está a coordenação de políticas económicas entre seus membros a fim de alcançar a estabilidade económica global.
Ela visa também a promoção do crescimento sustentável, construção de meios que evitem crises económicas e a busca para a modernização da economia mundial.
FMA/SC