Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola e PNUD analisam cooperação bilateral

    Angop logo
     Política           
  • Luanda • Terça, 18 Fevereiro de 2025 | 23h08
Ministro Téte António reúne com Secretária-Geral adjunta das Nações Unidas
Ministro Téte António reúne com Secretária-Geral adjunta das Nações Unidas
DR

Luanda - Questões ligadas ao fortalecimento da cooperação entre Angola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD),  com foco na na diversificação económica dominaram o encontro que o ministro das Relações Exteriores, Téte António, manteve, na noite desta terça-feira, com a secretaria-geral adjunta das Nações Unidas, Ahunna Eziakonwa.

 A também vice-presidente do Grupo de Desenvolvimento Sustentável da ONU para África, encontra-se em Angola, para uma visita de trabalho de 72 horas, com o objectivo de aprofundar o conhecimento sobre as prioridades de desenvolvimento do Governo angolano, reforçar o interesse do PNUD em continuar a apoiar o país em diversos sectores e melhorar a parceria existente entre o PNUD e Angola.

Na ocasião, Téte António ressaltou a importância do apoio do PNUD na materialização dos objectivos nacionais de desenvolvimento, tendo sublinhado a necessidade de alinhar as iniciativas da agência da ONU às prioridades do Executivo angolano. 

Assuntos ligados à paz e segurança,  com particular atenção ao conflito que prevalece no leste da República Democrática do Congo (RDC) também estiveram em análise durante o encontro de trabalho. 

 Neste quesito, titular da pasta da diplomacia angolana destacou os esforços de Angola para a resolução pacífica da crise, tendo referido o papel da diplomacia angolana na mediação entre as partes envolvidas e na busca de soluções sustentáveis para a estabilidade da região. 

 Por seu turno, a secretária-geral adjunta da ONU destacou a necessidade de reforçar os programas voltados para a juventude angolana, com foco para iniciativas de desenvolvimento sustentável que promovam oportunidades de educação e emprego. 

Dentre as acções abordadas, referiu a necessidade de implementar programas de bolsas de estudo para jovens angolanos em áreas estratégicas para o crescimento do país, bem como iniciativas de capacitação técnica e profissional que facilitem a sua inserção no mercado de trabalho. 

 O momento serviu igualmente para  Ahunna Eziakonwa congratular a Angola pela sua eleição para a presidência da União Africana em 2025, onde na ocasião, expressou as expectativas em relação ao mandato angolano e o interesse do PNUD em colaborar estreitamente com Angola na implementação de iniciativas alinhadas com os objectivos da União Africana. ART





Fotos em destaque

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

Governo intensifica medidas de prevenção contra cólera em Luanda

 Quinta, 20 Março de 2025 | 19h48


Notícias de Interesse

Angola perde e complica presença no mundial de 2026

 Terça, 25 Março de 2025 | 18h57

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+