Luanda - Angola e o Paquistão identificaram esta terça-feira, em Luanda, a necessidade de fortalecer a cooperação através da assinatura de um primeiro instrumento jurídico e do estabelecimento de parcerias em diversos sectores.
Conforme uma nota de imprensa, a intenção resultou de um encontro entre o secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e o embaixador designado da República Islâmica do Paquistão em Angola, com estatuto de não residente, Neem Ullah Khan.
Na ocasião, o diplomata paquistanês fez a entrega das "Cartas Figuradas" ao responsável angolano e manifestou interesse na importação de petróleo, pedras preciosas, café e produtos agrícolas de Angola, bem como no reforço da cooperação nos sectores da tecnologia, agricultura, intercâmbio técnico e estudantil.
No âmbito do fortalecimento das relações económicas, Neem Ullah Khan expressou a intenção de convidar empresários angolanos a participarem na 4ª Edição da Feira de Saúde, Engenharia e Minerais (HEMS), a ter lugar em Abril deste ano no "Expo Centre Lahore", no Paquistão.
Partilhou ainda a intenção do Paquistão em investir em Angola, nomeadamente através da instalação de uma fábrica de açúcar, da construção de hospitais privados e da futura abertura de uma Embaixada do Paquistão em território angolano.
Os dois interlocutores concordaram em acelerar as negociações para a concretização destes projectos, com a finalidade de reforçar assim os laços entre Angola e o Paquistão, visando a criação de novas oportunidades de desenvolvimento para ambos os países.
O diplomata paquistanês tem residência em Kigali, capital do Ruanda, onde apresentou as cópias das Cartas Credenciais em 16 de Agosto de 2023. VIC