Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola e Noruega cooperam para os direitos humanos

     Política              
  • Luanda • Quinta, 01 Dezembro de 2022 | 18h54
Provedora de Justiça, Florbela Araújo
Provedora de Justiça, Florbela Araújo
Alberto Julião / Arquivo

Luanda - A provedora de justiça, Antónia Florbela de Araújo, manifestou esta quinta-feira, em Luanda, a pretensão desta instituição angolana de cooperar com o Reino da Noruega, em matérias ligadas aos direitos humanos e protecção de crimes contra a tortura.

A pretensão foi manifestada durante um encontro com o embaixador plenipotenciário do Reino da Noruega em Angola, Bjornar Dahl Hotvdt, que abordou assuntos inerentes aos direitos humanos.

Na sua intervenção, Florbela Araújo destacou o papel e âmbito de actuação  da instituição que dirige e solicitou apoio a candidatura de Angola junto da Aliança Global de Instituições Nacionais de Direitos Humanos.

Falou da intenção de constituir o Provedor de Justiça de Angola, a categoria de instituição nacional de direitos humanos e, em Entidade de luta de Crimes contra a Tortura, à semelhança de países como Portugal, Espanha, África do Sul e Cabo Verde.

Por seu turno, o embaixador Bjornar Dahl Hotvdt realçou a importância do papel do provedor de justiça, como uma instituição que vela pelos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos.

Reconheceu o desafio que o Provedor de Justiça de Angola enfrenta para o alcance desta qualificação e garantiu apoio e experiência na materialização deste desiderato.

Por outro lado, referiu que, a par dos assuntos relacionados com os direitos humanos, Angola e a Noruega mantêm relações estratégicas, caracterizadas pela diplomacia económica que contribui na inserção de quadros angolanos no mercado de trabalho.

A título de exemplo, falou da recente visita do Presidente da República, João Lourenço, ao Reino da Noruega que serviu para reforçar os laços de cooperação entre os dois países.





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Bruno de Jesus fora dos relvados por quatro meses

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 14h08

Governo da RDC reivindica retomada da capital do Kivu-Sul

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 13h02

"Papão" do carnaval da Huíla anuncia desistência

 Domingo, 16 Fevereiro de 2025 | 12h54

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+