Cuito - Angola e Namíbia manifestaram a intenção de reforçar a cooperação nos domínios da agricultura, pecuária, estradas, turismo e outros, com vista a alavancar a economia dos respectivos países.
Essa intenção foi manifestada à imprensa, nessa terça-feira, no Cuito, pelo cônsul geral da Namíbia nas províncias do Cuando Cubango, Moxico, Bié e Huambo, Mauritz Lucky Gawanab, durante um encontro com o governador do Bié, Pereira Alfredo
Ao falar depois de uma audiência com o governador do Bié, Pereira Alfredo, que serviu também de despedida no final de um mandato de quatro anos no país, o diplomata namibiano realçou a necessidade dos dois países estarem, cada vez mais unidos.
Angola e Namíbia são países irmãos desde longa data, partilham uma fronteira terrestre de mil e 376 quilómetros e, desde 2007, a circulação de cidadãos dos dois países, nesta zona, é parcialmente livre.
O cônsul-geral destacou o forte da Namíbia na criação de gado bovino, sendo que actualmente exporta para os Estados Unidos da América, China e alguns países da Europa, investimento que se espera ser feito em Angola.
Por sua vez, o governador do Bié, Pereira Alfredo, sublinhou que o reforço da cooperação entre empresários namibianos e angolanos vai contribuir no relançamento da economia local.