Luanda - Angola e Namíbia reafirmaram, durante uma reunião conjunta, realizada esta segunda-feira, em Luanda, a importância da coexistência pacífica e da boa vizinhança ao longo da fronteira comum, bem como a necessidade de solucionar a questão dos criadores de gado namibianos instalados na parte sul angolana.
De acordo com uma nota de imprensa, enviada esta terça-feira à ANGOP, o compromisso foi reiterado durante uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e a sua homóloga namibiana Netumbo Nandi-Ndaitwah, onde as partes comprometeram-se a repor a legalidade nestes locais de pastos da província do Cunene.
Sublinharam o princípio "sacrossanto" e a importância do respeito às regras, regulamentos e leis de Angola e da Namíbia, sublinhando que os namibianos são bem-vindos sob condição de obedecerem e respeitarem a integridade territorial e a soberania de Angola.
Durante o encontro, as duas entidades passaram em revista o Acordo Bilateral sobre a Circulação de Pessoas e Bens, assinado em 1992, que observa a interdependência, os laços interpessoais e o património cultural partilhado ao longo da fronteira comum, bem como a livre circulação num raio de 60 quilómetros.
Por outro lado, reiteraram o interesse na preservação das reservas naturais protegidas, em harmonia com os objectivos e princípios da Área de Conservação Transfronteiriça Kavango-Zambeze (KAZA CFTA).
Para a vice-Primeira-ministra e ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia é de louvar as autoridades angolanos por permitirem que os criadores de gado namibianos exerçam a pastorícia em Angola, devido aos efeitos das Alterações Climáticas, assegurando que o gesto atesta os laços de longa data de amizade e irmandade característico entre os dois países irmãos.
As partes acordaram ainda em realizar uma visita de trabalho Conjunta à província do Cunene, em Angola, e a Ohangwena, na Namíbia, com vista a sensibilizar as populações locais sobre a importância da coexistência pacífica e da boa vizinhança entre os dois países irmãos, antes do fim de Outubro de 2023.
Reiterando as relações históricas entre os dois países e a necessidade da realização inaugural da Comissão Bi-Nacional no início de 2024, como plataforma para reforçar o comércio e o investimento, os dois ministros acordaram acelerar a finalização e assinatura do acordo bilateral sobre Cooperação em Matéria de Comércio, Bovinos, Carnes e Derivados de Carne.
As repúblicas de Angola e da Namíbia cooperam nos sectores da Defesa e Segurança, Transportes, Energia e Água, Saúde, Petróleo, Turismo, Pescas, Agricultura, Finanças, Geologia e Minas, entre outros, quer a nível bilateral, quer no quadro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). FMA/VIC