Lubango - Um memorando de entendimento entre os serviços penitenciários de Angola e os correccionais da Namíbia foi assinadon sexta-feira, no Lubango, provincia da Huíla. ), durante a Reunião Bilateral de Segurança Pública entre os Ministérios do Interior de Angola e dos Assuntos Internos, Imigração, Protecção e Segurança da Namíbia.
A assinatura ocorreu durante a Reunião Bilateral de Segurança Pública entre os Ministérios do Interior de Angola e dos Assuntos Internos, Imigração, Protecção e Segurança da Namíbia, com a duração de quatro dias e contemplou a sessão dos peritos de defesa e segurança, o encontro dos governadores das províncias fronteiriças e o dos ministérios de ambos os países.
Em declarações à ANGOP, na ocasião, o director-geral dos serviços prisionais de Angola, comissário-prisional, Bernardo Pereira do Amaral Gourgel, disse que o acordo surge no âmbito da cooperação entre os dois serviços e vai incidir sobre a formação técnico-profissional, actividades recreativas e desportivas, troca de experiências, intercâmbio científico na área correccional e penitenciária.
Explicou que o processo de extradição dos presos angolanos na vizinha República da Namíbia, só acontecerá após os dois governos elaborarem um protocolo de curto prazo.
Durante o evento, os peritos em segurança, governadores provinciais e ministros do Interior dos dois países abordaram questões ligadas à criminalidade e violações migratórias ao longo da fronteira comum.
De igual modo, abordou-se a possibilidade de abertura da fronteira e de se trabalhar para a emenda do acordo de isenção de vistos existentes entre os dois países e a regularização de cidadãos angolanos residentes na Namíbia.