Luanda - O reforço das relações diplomáticas e de cooperação entre Angola e a Namíbia foi tema de um encontro realizado ao princípio da tarde desta terça-feira, em Nova Iorque, entre os Presidentes João Lourenço e Nangolo Mbumba.
A reunião de trabalho ocorreu à margem da semana de alto nível da 79ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, no da qual o Presidente angolano discursa ainda hoje no debate geral.
Em Nova Iorque o Chefe de Estado desenvolve uma intensa actividade, para o do reforço da cooperação bilateral e multilateral.
Neste âmbito, João Lourenço manteve também um encontro com o Presidente das Maurícias, Prithvirajsingh Roopun. Tal como a primeira, esta reunião também aconteceu no edifício-sede da ONU.
Cooperação Angola/Namíbia
Angola e a Namíbia estão interessados em manter, cada vez mais viva a chama das boas relações que unem os dois povos, países e Governos, há vários anos.
Entre as partes vigora o Acordo Bilateral sobre a Circulação de Pessoas e Bens, assinado em 1992.
Este documento observa a interdependência, os laços interpessoais e o património cultural partilhado ao longo da fronteira comum, bem como a livre circulação num raio de 60 quilómetros.
A preservação das reservas naturais protegidas, em harmonia com os objectivos e princípios da Área de Conservação Transfronteiriça Kavango-Zambeze (KAZA CFTA), tem merecido igualmente a atenção de Angola e Namíbia.
Os dois países cooperam nos sectores da Defesa e Segurança, Transportes, Energia e Águas, Saúde, Petróleo, Turismo, Pescas, Agricultura, Finanças, Geologia e Minas, entre outros, a nível bilateral e no quadro da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).ART