Luanda - Peritos de Angola e de Moçambique iniciaram este domingo, em Maputo, os trabalhos da X Sessão da Comissão Mista Bilateral, no quadro do aprofundamento das relações de cooperação entre os dois países, soube a ANGOP.
De acordo com uma nota de imprensa, a reunião de peritos visa avaliar os projectos em curso entre os dois países, revisar os acordos em vigor, bem como os constrangimentos para a sua materialização e perspectivar novas áreas de cooperação.
Assuntos de carácter político-diplomático, defesa, interior, administração do território, economia e finanças, transporte e comunicações estão em análise.
Outras questões em abordagem são dos sectores da indústria, comércio, energia, recursos minerais, petróleos, obras públicas, agricultura, pescas, mar, ambiente, ente outros.
A delegação angolana é chefiada pelo director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do Ministério das Relações Exteriores, Jorge Cardoso, e integra quadros seniores de diversos departamentos ministeriais.
As relações bilaterais entre Angola e Moçambique estão alicerçadas em laços históricos de amizade, fraternidade e de solidariedade.
Os dois Estados assinaram, a cinco de Setembro de 1978, o Acordo Geral de Cooperação Económica, Científico–Técnica e Cultural, tendo sido constituída, na mesma data, a Comissão de Cooperação Bilateral.
No quadro da cooperação bilateral, têm vários acordos e protocolos assinados, com destaque para o acordo sobre isenção de vistos em passaportes diplomático, de serviço e ordinário.
Os domínios de cooperação se estendem à assistência judiciária mútua em matéria penal, à juventude, cominicação social e relações exteriores.MCN