Luanda - A presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, recebeu, em audiência, esta quinta-feira, a deputada moçambicana Jerónima Agostinho, que participa na 55.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, em Luanda, com quem a abordou o estreitamento da cooperação entre os órgãos legislativos dos dois países.
Em declarações à imprensa, Jerónima Agostinho, disse ter transmitido cumprimentos da presidente da Assembleia da República de Moçambique, Esperança Bias, que não está presente na reunião por sobreposição de agenda.
A 55ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC) decorre, em Luanda, desde 2 de Julho corrente, sob o lema "O papel dos parlamentos na promoção de políticas de energias renováveis na Região da SADC e na criação de um mercado único regional de energia".
A deputada moçambicana, que preside ao Grupo Nacional de Acompanhamento à SADC pelo Parlamento de Moçambique, disse que no essencial abordou com a presidente da Assembleia Nacional de Angola questões ligadas ao reforço da cooperação entre os dos dois parlamentos.
Explicou que a ocasião serviu também para justificar a ausência da presidente da Assembleia da República de Moçambique e parabenizar Angola pela realização da 55.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC.
Considerou "saudável e excelente" a cooperação entre os órgãos legislativos de Angola e Moçambique, enquanto dois países irmãos que partilham laços históricos.
"A nossa relação de cooperação é saudável e, porque temos muitas coisas em comum, pensamos intensificar o intercâmbio entre os nossos grupos de amizade e solidariedade", sublinhou.
No plano multilateral, mostrou-se optimista em relação à transformação do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento Regional no decurso deste ano.
"É um processo que se arrasta há muitos anos, mas estamos muito próximos para alcançarmos este objectivo", salientou.
Afirmou que o seu país augura a transformação do Fórum Parlamento o mais breve possível, pela importância e pelo papel que joga na aprovação de políticas para o desenvolvimento na aprovação de políticas para o desenvolvimento da comunidade.
"É um processo que corre os seus trâmites. Depois de a Zâmbia ter assinado o acordo, estamos a poucos passos da oficialização do Parlamento regional da África Austral que tanto desejamos", acrescentou.
As relações entre os dois países ficaram marcadas com a assinatura do Acordo Geral de Cooperação Económica, Científica, Técnica e Cultural, no dia 5 de Setembro de 1978, e pela constituição da Comissão de Cooperação Bilateral na mesma data.
Angola e Moçambique têm laços históricos de irmandade, amizade, fraternidade e de solidariedade, forjados na luta contra o colonialismo português, que culminou com a independência de Moçambique no dia 25 de Junho de 1975 e de Angola a 11 de Novembro do mesmo ano. DC/VIC