Luanda - Os chefes das diplomacias de Angola e Moçambique abordaram esta terça-feira, em Maputo, vários assuntos relevantes, com vista ao reforço da cooperação bilateral.
De acordo com uma nota de imprensa, os dois ministros Téte António (Angola) e Verónica Dlhovo (Moçambique), trocaram pontos de vista sobre assuntos relevantes de carácter nacional, regional e continental.
O encontro, realizado à margem da X Sessão da Comissão Bilateral entre Angola e Moçambique, serviu igualmente para as duas entidades avaliarem o grau de cooperação existente entre os dois países.
O papel de Angola no Conselho de Paz e de Segurança, no Biénio 2024-2025, a presidência da União Africana, em 2025, e o voto angolano a favor de Moçambique nas eleições para membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas também foram temas abordados.
De acordo com a nota, a ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Moçambique enalteceu o papel de Angola na resolução de conflitos, sobretudo na República Democrática do Congo (RDC)).
Verónica Dlhovo referiu que os conflitos no Sudão e na RDC e a intensificação do terrorismo em vários países africanos criam um clima de desestabilização e de insegurança no continente africano. FMA/VIC